segunda-feira, 17 de março de 2014



Brasil no século XV - André Oliveira

O século 15 testemunhou as grandes viagens marítimas em busca de novas rotas, mercados e produtos comerciais. Por volta de 1440, os portugueses desenvolvem a caravela.
Portugal tinha a hegemonia dos mares, pela bula papal Romanus Pontifex, até dividir o mundo com a Espanha em 1479, pelo Tratado de Alcáçovas.
Além de já controlar o comércio na costa atlântica da África desde meados do século, Portugal descobriria – através de Vasco da Gama – o caminho para as Índias, cruzando o Cabo da Boa Esperança.
1415 - Sob o reinado de Dom João I, Portugal conquista Ceuta, iniciando sua expansão ultramarina. A cidade era um importante centro comercial, na época.
1418 - A viagem dos navegadores portugueses à ilha de Porto Santo, no arquipélago da Madeira, inaugurara a época das grandes explorações ultramarinas do século 15.
1420 - O Infante Dom Henrique é nomeado dirigente da Ordem de Cristo.
1421 - Sob o comando do Infante D. Henrique os portugueses iniciam a exploração da costa ocidental da África.
1453 - Os Turcos otomanos tomam Constantinopla e termina o Império Bizantino. A expansão do islamismo assusta a Europa. Fim da Idade Média.
1455 - O Papa Nicolau V concede ao reis de Portugal a propriedade das terras ultramarinas já conquistados ou por conquistar, através da bulaRomanus Pontifex. A concessão papal é influenciada pelas vitórias portuguesas contra os mouros. O papa refere-se aos portugueses como soldados de Cristo e coloca suas conquistas como uma espécie de cruzada contra o islamismo que dominava o norte da África e avançava nos Bálcãs.
Na Alemanha, Gutenberg começa as primeiras impressões da bíblia. Segue-se uma revolução na difusão do conhecimento.
1479 - Portugal e Espanha assinam o Tratado de Alcáçovas, em que Portugal desiste de reivindicar a coroa de Castela e assegura as conquistas territoriais ao sul das Ilhas Canárias. Foi o primeiro acordo de divisão do mundo entre os dois reinos.
1481 - Dom João II assume o trono português.
1488 - O navegador português Bartolomeu Dias contorna o Cabo das Tormentas. Demonstra-se a possibilidade de se chegar as Índias, por mar. Portugal torna-se o senhor dos mares.
1492 - Cristóvão Colombo desembarca na América, sob patrocínio da Espanha, acreditando ter chegado ao Japão. Pelo Tratado de Alcáçovas, as terras descobertas pelo navegador genovês pertenceriam a Portugal.
1494 - Portugal e Espanha assinam o Tratado de Tordesilhas, dividindo o mundo conhecido em duas partes, para os dois reinos. Erros grosseiros do Tratado e as distorções nos mapas do século 16, principalmente abaixo do trópico de capricórnio, resultaram em litígio das terras na região do Rio da Prata, resolvido apenas em 1750, com o Tratado de Madrid.
1495 - O rei Dom Manuel I assume o trono de Portugal, após a morte de D. João II, e dá continuidade ao espírito expansionista. Fica no trono até 1521.
1497 - Vasco da Gama dobra o Cabo da Boa Esperança e chega às Índias no ano seguinte. Essa rota comercial, pelos oceanos, significou grande prosperidade para Portugal.
1499 Américo Vespúcio participa da expedição do navegador espanhol Alonso de Ojeda, que explora territórios ao norte da América do Sul.
1500 - Cabral desembarca em Porto Seguro. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário