sábado, 24 de maio de 2014

Todos Os Olhos (Tom Zé) - Por Ellen Alves



Num país oprimido pela ditadura militar vigente na época, cantores e compositores como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Belchior e Tom Zé “abusavam” de seu talento para driblar vigilância dos órgãos de censura. Com o intuito de expor a insatisfação que boa parte da população, e principalmente, a juventude, que nas palavras de Tom Zé no vídeo abaixo da música Todos os Olhos, estava excitadíssima com a tropicália, os artistas da época compunham músicas com teor contestador que passavam com certa facilidade pela censura


Além da música contestadora, o álbum homônimo, tinha uma capa considerada subversiva para época. A controversa capa do disco foi uma ideia irreverente, do então amigo de Tom Zé, Décio Pignatari. Em plena ditadura este sugere pregar uma peça nos censores, fotografando algo que parecia ser um “outro olho”, mas na verdade era apenas uma bola de gude no ânus de uma modelo.

                                   Todos os Olhos - Tom Zé 

De vez em quando
todos os olhos se voltam pra mim,
de lá de dentro da escuridão,
esperando e querendo
que eu seja um herói.

Mas eu sou inocente,
eu sou inocente,
eu sou inocente.

De vez em quando
todos os olhos se voltam pra mim,
de lá do fundo da escuridão
esperando e querendo
que eu saiba.

Mas eu não sei de nada,
eu não sei de ná,
eu não sei de ná.

De vez em quando
todos os olhos se voltam pra mim,
de lá do fundo da escuridão
esperando que eu seja um deus
querendo apanhar, querendo que eu bata,
querendo que eu seja um Deus.

Mas eu não tenho chicote,
eu não tenho chicote,
eu não tenho chicó.

Mas eu sou até fraco,
eu sou até fraco,
eu sou até fraco.




Fontes bibliográficas:    Wikipédia e Vagalume 

2 comentários:

  1. Ellen, bacana a pesquisa e os detalhes da capa. Ponha depois as fontes bibliográficas.

    ResponderExcluir
  2. Vi comentarios de personas que ya obtuvieron su préstamo del Sr. Pedro y decidí aplicar bajo sus recomendaciones y solo 5 días después confirmé mi préstamo en mi cuenta bancaria por un monto total de $ 850,000 .00 que solicité. Esto es realmente un Buenas noticias y estoy aconsejando a todos los que necesitan un prestamista de préstamos reales que presenten su solicitud a través de su correo electrónico: pedroloanss@gmail.com o whatsapp: +18632310632. Estoy feliz ahora que obtuve el préstamo que solicité.

    ResponderExcluir