segunda-feira, 12 de maio de 2014

Alegria, Alegria de Caetano Veloso


Alegria, Alegria é o nome da música composta por Caetano Veloso em 1967, que marcou o inicio do movimento Tropicalista.
 
Letra:

Caminhando contra o vento
Sem lenço, sem documento
No sol de quase dezembro
Eu vou

O sol se reparte em crimes,
Espaçonaves, guerrilhas
Em cardinales bonitas
Eu vou

Em caras de presidentes
Em grandes beijos de amor
Em dentes, pernas, bandeiras
Bomba e brigitte bardot
O sol nas bancas de revista
Me enche de alegria e preguiça
Quem lê tanta notícia
Eu vou

Por entre fotos e nomes
Os olhos cheios de cores
O peito cheio de amores vãos
Eu vou
Por que não, por que não

Ela pensa em casamento
E eu nunca mais fui à escola
Sem lenço, sem documento,
Eu vou

Eu tomo uma coca-cola
Ela pensa em casamento
E uma canção me consola
Eu vou

Por entre fotos e nomes
Sem livros e sem fuzil
Sem fome sem telefone
No coração do brasil

Ela nem sabe até pensei
Em cantar na televisão
O sol é tão bonito
Eu vou
Sem lenço, sem documento
Nada no bolso ou nas mãos
Eu quero seguir vivendo, amor
Eu vou
Por que não, por que não...


A música com um tom alto-astral questionava as ideias e tensões do "cidadão comum" que lutava contra a ditadura. No verso "sem lenço, sem documento", o compositor faz uma crítica à norma que proibia as pessoas de saírem sem portar documento na época.
 
Confira abaixo a apresentação de Alegria, Alegria pela primeira vez no Festival Record.



Fontes:
http://www.vagalume.com.br/caetano-veloso/alegria-alegria.html#ixzz31V78eVZa
http://tropicaliaepoesia.arteblog.com.br/228548/Analise-da-musica-Alegria-Alegria-de-Caetano-Veloso/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Alegria,_Alegria 

Por: Maria Victória

Nenhum comentário:

Postar um comentário