quinta-feira, 22 de maio de 2014

Todos os olhos - Tom Zé - Bruna Miranda

A ideia da capa é do poeta concretista Décio Pignatari, que decidiu ironizar com a censura da ditadura militar da época. 



Tempo de ditadura. Toda a produção cultural, letras, músicas e arte-final do LP passam por censores antes de ir às lojas. Apesar da noite no “Retiro Rodoviário” não ser a única necessária para conseguir a foto da capa do disco, um ano depois dela Todos os Olhos vem ao mundo.Os censores não atinaram para o que seria aquele fundo róseo com uma gema ao centro. Ainda bem. Tom Zé, o artista tropicalista, sabia que a circunferência no centro da capa era uma bolinha de gude. A repousar sobre uma parte verdadeiramente íntima do corpo humano, aquela mais abaixo do final das costas.A idéia – de assombrosa afronta à censura – foi do poeta vanguardista Décio Pignatari, grande amigo de Tom Zé. Não eram tempos de brincar com a sorte. E toda a equipe de criação do álbum guardou muito bem o segredo.
Então começam os cavacos e a faixa título, Todos Os Olhos. Um samba meio esquisito, com violões de 12 cordas e uma letra tomzeana. "De vez em quando todos os olhos se voltam prá mim / De lá de dentro da escuridão / Esperando e querendo apanhar / Querendo que eu bata / Querendo que eu seja um Deus."

Fazendo referencia a ditadura, mostrando o violão e o estilo tropicalia, referindo que os olhos da ditadura se voltam para ele, falando da escuridão que os músicos vivem .


Referencia bibliográfica

http://www.tomze.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=9&Itemid=45

http://revistaogrito.ne10.uol.com.br/page/blog/2012/08/30/classico-de-tom-ze-tem-mesmo-um-anus-na-capa-diz-fotografo/

http://guia.folha.uol.com.br/shows/2013/12/1377982-tom-ze-revisita-polemico-album-que-provocou-a-ditadura-militar.shtml



2 comentários:

  1. Bruna, boa pesquisa, o texto é seu? Colocar a fonte bibliográfica da pesquisa.

    ResponderExcluir
  2. Professora ja coloquei a referência bibliográfica! Sim algumas partes foi do que entendi.

    ResponderExcluir