segunda-feira, 12 de maio de 2014

Coqueiro Verde, 1970

Postado por: Elaine Lima

Erasmo Carlos/ Roberto Carlos

Em frente ao coqueiro verde
Esperei uma eternidade
Já fumei um cigarro e meio
E Narinha não veio
Como diz Leila Diniz
O homem tem que ser durão
Se ela não chegar agora
Não precisa chegar
Pois eu vou me embora
Vou ler o meu Pasquim
Se ela chega e não me vê
Sai correndo atrás de mim


 Interpretação:
Erasmo em Parceria com Roberto Carlos, eram criticados na época por cantar e compôr rock e de serem americanizados. Coqueiro Verde foi o primeiro samba-rock gravado por Erasmo. Valendo-se engajado da pós-ditadura.
A ditadura militar tentou vetar ou dificultar a livre circulação de idéias no Brasil e a censura. A música foi uma de suas vítimas mais notórias, que atingiu as grandes massas, ousando a falar o que não era permitido  à nação.


 http://www.vermelho.org.br/noticia/159935-11

3 comentários:

  1. Bom, Elaine, mas a referência a Leila Diniz e Nara Leão mereciam ser abordadas.

    ResponderExcluir
  2. Verdade! Foi uma grande homenagem à ela.
    Leila passou a breve vida em busca da felicidade, mas encontrou muitos obstáculos nessa empreitada. Sua postura libertária incomodou a direita e a esquerda... Depois da morte, tornou-se mito. Leila Diniz soltou as mulheres de 20 anos presas ao tronco de uma especial escravidão”, Mulher tem que ser feliz, sentenciou Drummond.

    ResponderExcluir
  3. Nessa fase de transição fez sucesso cantando Sentado à beira do caminho e Coqueiro Verde...falando de Narinha sua esposa.


    ResponderExcluir