Por: Ellen Alves e Thamires Lopes
(Imagem da Internet)
Baseado no conceito da cultura de virtualidade real, que caracteriza “o
novo sistema de comunicação” (CASTELLS, s/d, p.388), fundamentado na
integração em “rede digitalizada de múltiplos modos de comunicação”, com capacidade
de inclusão e abrangência de todas as expressões culturais, utilizamos a rede
social do twitter a fim de traçar um paralelo entre o conceito e prática atual.
Desde a década de 90, a
comunicação eletrônica vem sendo formada, e com esse crescimento vertiginoso
chegamos aos anos 2000 com avanços tecnológicos, tendo como principal expoente
desse crescimento a internet. A partir dessas evoluções, assistimos as mudanças
no comportamento das pessoas, sejam em cunho pessoal ou profissional (CASTELLS,
s/d, A cultura da virtualidade real – A sociedade Interativa).
Com grande potencial de interação, podemos considerar o twitter uma rede
multimídia mundial, que se estende para todo o domínio de vida. Através dos 140
caracteres é possível se informar e informar acontecimentos para todo mundo.
Ela pode ser usada tanto para comunicação doméstica e pessoal quanto
profissional e empresarial. Um meio rápido e eficiente para que a comunicação
aconteça entre os grupos que estão participando da mesma. (BARBOSA, Rafael, em
artigo sobre a importância do twitter, A importância do twitter como meio de
comunicação).
No entanto, mesmo com tamanha abrangência, não quer dizer que haja
homogeneização das expressões culturais ou da forma de comunicação nessa rede.
Entendemos essa afirmação de Castells,
por meio dos Trending Tropics que
é a lista dos assuntos mais falados naquele momento pelos usuários do twitter.
O que caracteriza tal diversificação é que países e algumas cidades do mundo
possuem sua própria lista de assuntos mais relevantes.
Através dessas afirmações citamos que as redes socias já viraram parte da cultura de todo o mundo e dentro dela as culturas de cada etnia se produz e reproduz dentro de grupos diferentes, e as mesmas são compartilhadas mundialmente.
Através dessas afirmações citamos que as redes socias já viraram parte da cultura de todo o mundo e dentro dela as culturas de cada etnia se produz e reproduz dentro de grupos diferentes, e as mesmas são compartilhadas mundialmente.
Em a Cultura Extraviada CANCLINI (s/d, p. 43), diz que:
Mas
o que tratamos de ver atualmente, dado que as condições d produção, circulação
e consumo da cultura não ocorrem numa só sociedade, é como se reelabora
interculturalmente o sentido. Não só dentro de uma etnia, nem sequer dentro de
uma nação, mas em circuitos globais superando fronteiras, tornando porosas as
barreiras nacionais ou étnicas e fazendo com que cada grupo possa abastecer-se
de repertórios culturais diferentes.
Com isso, podemos concluir que a
virtualidade de hoje faz parte do cotidiano e da cultura da população mundial.
As pessoas passaram a viver a virtualidade tão intensamente que tudo que
acontece no mundo real, torna-se notícia, moda ou causa grandes comentários e
impacto no mundo virtual, que com o crescimento e os avanços durante os anos,
se tornou indispensável em todo mundo, mesmo com diferenças culturais,
interesses e assuntos distintos.
òtimo trabalho. Parabéns.
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