segunda-feira, 9 de junho de 2014

Cálice - André Oliveira

“Cálice” uma das músicas mais panfletárias do Chico Buarque, somando-se o fato dele ter como parceiro a genialidade do Gil, fizeram uma grande obra. A análise é extensa por conta de que todos os versos vêm imbuídos de metáforas usadas para contar o drama da tortura no Brasil no período da ditadura militar.





Chico Buarque era um dos artistas que retornava de seu auto-exílio em Roma. A opção por retirar-se do Brasil se deu por uma precaução – outros que tentaram utilizar da música como protesto, como Caetano e Gil, foram presos e exilados a força. Quando foi convidado, após o retorno, para participar de um festival, o festival PHONO 73 que reuniu nomes de peso da música popular brasileira como Elis Regina, Vinicius de Morais, Toquinho, Jorge Ben Jor, Caetano Veloso, Gal Costa , Maria Bethânia, Raul Seixas. Chico Buarque, Gilberto Gil, dentre tantos outros. Os organizadores tinham consciência do peso que representavam algumas canções de protesto de Chico, que era constantemente barrado pela censura. Para evitar atritos os organizadores do evento, juntamente com os órgãos de censura proibiram a apresentação de uma série de músicas.


Sobre os versos da música


"Pai, afasta de mim esse cálice"
Sintetiza uma súplica por algo que se deseja ver à distância. Boa parte da música faz uma analogia entre a Paixão de Cristo e o sofrimento vivido pela população aterrorizada com o regime autoritário. O refrão faz uma alusão à agonia de Jesus no calvário, mas a ambiguidade da palavra “cálice” em relação ao imperativo “cale-se”, remete à atuação da censura.

"De vinho tinto de sangue"
O “cálice” é um objeto que contém algo em seu interior. Na Bíblia esse conteúdo é o sangue de Cristo, na música é o sangue derramado pelas vítimas da repressão e torturas.

"Como beber dessa bebida amarga"
A metáfora do verso remete à dificuldade de aceitar um quadro social em que as pessoas eram subjugadas de forma desumana.

"Tragar a dor, engolir a labuta"
Significa a imposição de ter que aguentar a dor e aceitá-la como algo banal e corriqueiro. “Engolir a labuta” significa ter que aceitar uma condição de trabalho subumana de forma natural e passiva.



Cálice - Chico Buarque


Pai, afasta de mim esse cálice
Pai, afasta de mim esse cálice
Pai, afasta de mim esse cálice
De vinho tinto de sangue

Pai, afasta de mim esse cálice
Pai, afasta de mim esse cálice
Pai, afasta de mim esse cálice
De vinho tinto de sangue

Como beber dessa bebida amarga
Tragar a dor, engolir a labuta
Mesmo calada a boca, resta o peito
Silêncio na cidade não se escuta
De que me vale ser filho da santa
Melhor seria ser filho da outra
Outra realidade menos morta
Tanta mentira, tanta força bruta

Pai, afasta de mim esse cálice
Pai, afasta de mim esse cálice
Pai, afasta de mim esse cálice
De vinho tinto de sangue

Como é difícil acordar calado
Se na calada da noite eu me dano
Quero lançar um grito desumano
Que é uma maneira de ser escutado
Esse silêncio todo me atordoa
Atordoado eu permaneço atento
Na arquibancada pra a qualquer momento
Ver emergir o monstro da lagoa

Pai, afasta de mim esse cálice
Pai, afasta de mim esse cálice
Pai, afasta de mim esse cálice
De vinho tinto de sangue

De muito gorda a porca já não anda
De muito usada a faca já não corta
Como é difícil, pai, abrir a porta
Essa palavra presa na garganta
Esse pileque homérico no mundo
De que adianta ter boa vontade
Mesmo calado o peito, resta a cuca
Dos bêbados do centro da cidade

Pai, afasta de mim esse cálice
Pai, afasta de mim esse cálice
Pai, afasta de mim esse cálice
De vinho tinto de sangue

Talvez o mundo não seja pequeno
Nem seja a vida um fato consumado
Quero inventar o meu próprio pecado
Quero morrer do meu próprio veneno
Quero perder de vez tua cabeça
Minha cabeça perder teu juízo
Quero cheirar fumaça de óleo diesel
Me embriagar até que alguém me esqueça


Referência bibliográficas
https://historiativanet.wordpress.com/tag/analise-musica-calice-chico-buarque/
http://letras.mus.br/chico-buarque/45121/
http://dialogolinguistico.blogspot.com.br/2010/05/analise-da-musica-calice.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário