domingo, 15 de junho de 2014

O Facebook e o comportamento da sociedade contemporânea

                                               Por: Luiz Alexandre Santos, Renata Guimarães e Sabrina Mouza

O Facebook foi criado em 2004 por Mark Zuckerburg, Dustin Moskovitz, Eduardo Saverin (brasileiro) e Chris Hughes, ex-alunos de Havard.
Hoje o Facebook faz 10 anos e deste tempo para cá muita coisa mudou na vida das pessoas devido a criação e crescimento de muitas redes sociais, e em especial o Facebook.
Cada vez mais as redes sociais estão presentes na vida das pessoas, para facilitar no modo de comunicação entre elas, e no cotidiano percebemos alteração no comportamento e modo de agir e pensar das pessoas.
O Facebook permite compartilhamento de fotos, vídeos, notícias, chat para conversa entre outras utilidades.
Socialmente falando o Facebook facilitou na formação de opinião, manifestação de ideias, e compartilhar isso com seus pequenos grupos ou até mesmo com o mundo.
O mundo hoje está interligado, cada vez mais as culturas estão sendo partilhadas, ou seja, unificadas, com isso se nota que as redes sociais tem contribuído de forma positiva para a vida humana no que se trata em facilidade de comunicação e informações instantâneas.
Porém existem também seus contras. A cada dia que se passa as pessoas se mantêm mais isoladas.
"Pela união social eles, os homens, se se completam uns pelos
outros para assegurar seu bem-estar e progredir. Por isso
tem necessidade uns dos outros, são feitos para viver em
                                               sociedade e não isolados" (O livro dos espíritos, Alan Kardec,
sem data)
Com isso se conclui que as pessoas devem estar atentas para que o Facebook ao invés de um meio para facilitar a unir as pessoas, a globalizar e socializar, não se torne um meio de isolamento da vida real, de nossas próprias culturas, e raízes.
É fato que as redes sociais estão presentes em nosso dia a dia, e o Facebook sem dúvida se destaca pela sua popularidade e crescimento incrível, segundos dados da própria empresa, atualmente o Facebook é a maior rede social do mundo, ultrapassando um bilhão de usuários no mundo. Sendo algo tão presente em nossas vidas, já não se pode negar sua influencia na sociedade, com o Facebook as pessoas criam uma rede de amigos e familiares além desse circulo cria-se também um perfil on-line que cada dia a mais passa ter valor tanto na vida virtual quanto na vida real.

O Facebook espalha sua influencia por todas as áreas da sociedade incluindo a política. Essa ferramenta vem contribuindo para construção e desconstrução de imagens e disseminação de ideias, já que até pouco tempo atrás a opinião pública era formada com base em informações geradas através de meios tradicionais de comunicação como o jornal, revista e televisão. No Brasil o Facebook é cada vez mais usado para a criação de grupos protestos contra o governo como, por exemplo, o grupo Anonymous, que através da rede social marcavam encontros, manifestações e publicações contra o governo, além de protestos que se iniciaram no Facebook como “O gigante acordou”. Percebe-se um crescente uso dessa ferramenta com teor político, através de publicações e compartilhamentos sobre governo e partidos o usuário acaba sofrendo grande influência hora de escolher seu representante.

O aspecto que mais sofre com o crescimento do Facebook é o campo das relações pessoais, principalmente porque essa rede social tem o objetivo de juntar amigos e familiares para facilitar a comunicação entre eles, porém é importante o uso responsável já que ela nos oferece um novo mundo de possibilidades, amizades e experiências de vidas. O importante nessa relação rede social e ser humano é entender que o contato virtual jamais deve substituir o contato real, as relações pessoais diretas.

Com base no pensamento de Castells todas as sociedades são caracterizadas por modelos de comunicação e não apenas informações e as sociedades de informação, têm assistido a ascensão de um novo modelo de comunicação. Um quarto modelo que se pode acrescentar aos três modelos anteriores. O quarto modelo comunicacional, que parece caracterizar as nossas sociedades contemporâneas, é formado pela capacidade de globalização comunicacional, com a integração dos meios de comunicação de massa e interpessoais e, consequentemente, pelo aumento da rede sob diferentes padrões de interação modelos de informação e entretenimento. Os nossos conteúdos, sejam eles notícias, informação ou entretenimento parecem ter mudado graças à presença de conteúdos fornecidos pelos próprios utilizadores do Facebook a e não apenas as empresas de comunicação em si, dando origem a diferentes modelos de informação para diferentes públicos. Os próprios usuários do Facebook são transmissores de informações, seja ela de qualquer segmento. O conteúdo é disseminado pela rede criando uma nova forma comunicacional do site. Vendo a essa novidade as mídias de massa trataram de se aliaram ao Facebook, onde lá promovem seu conteúdo através de suas páginas e assim direcionando o público para onde desejam.
Segundo Castells as mudanças da apropriação social do tempo, espaço e ética, se refletem na forma como são contadas as histórias e escritos. O modelo comunicacional desenvolvido nas sociedades de informação, onde o modelo de organização social predominante se ajusta na rede é apelidado de Comunicação em Rede. Este modelo não substitui os anteriores, tendendo antes a interligá-los, produzindo novos formatos de comunicação e permitindo novas formas de facilitar a capacitação comunicativa.
Nas sociedades de informação, onde a rede é um elemento central da organização, um novo modelo comunicacional tem vindo a tomar forma: um modelo caracterizado interpessoalidade, de um para muitos e de massa, que conecta públicos, participantes, utilizadores, empresas de difusão e editoras sob uma só matriz de rede mediática.
Pensando em comportamento cultural a rede social Facebook, de acordo com estudos, possui dentre os posts mais comuns realizados pelos usuários conteúdos centrados na rotina diária.
O site mudou o comportamento das pessoas, antes uma atitude somente realizada em função da rotina, agora passa a ser pensada em como pode ser publicada na rede, exemplo disso são as fotos das refeições que se tornaram prática corriqueira entres os usuários do Facebook.
Algo que antes Facebook ou até mesmo fora dele ganha outro significado ou apropriação, que caracteriza o novo sistema de comunicação, baseado na integração da rede digital de diversas maneiras de comunicação, é sua capacidade de inclusão e alcance de todas as expressões culturais. Do ponto de vista da sociedade, a comunicação eletrônica é comunicação. No entanto, não quer dizer que haja homogeneização das expressões culturais e domínio completo de códigos por alguns emissores centrais.


Referência Bibliográfica

CANCLINI, Néstor García. A cultura extraviada em suas definições.

CASTELLS, Manuel. A cultura da virtualidade real: A integração da comunicação

KARDEC, Alan. O livro dos espíritos

 

REDES SOCIAIS: COMUNICAÇÃO E MUDANÇA
Disponível em: http://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/4046121/3.pdf
Acessado em: 05/06/2014


REDES SOCIAIS: COMUNICAÇÃO E MUDANÇA
Disponível em: http://janusonline.pt/popups2011_2012/2011_2012_1_13.pdf
Acessado em: 05/06/2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ
Disponível em: <http://www.unifei.edu.br>
Acessado em: 14/06/2014
FOLHA POLÍTICA
Disponível em: <http://folhapolitica.jusbrasil.com.br>
Acessado em: 14/06/2014
BOL NOTÍCIAS
Disponível em: <http://noticias.bol.uol.com.br>
Acessado em: 14/06/2014
UOL TECNOLOGIA
Disponível em: <http://tecnologia.uol.com.br>
Acessado em: 14/06/2014




Um comentário:

  1. O que é "o quarto modelo comunicacional"e os outros três?,porque as fontes não estão citadas ao longo do texto? Faltou usar o Canclini.

    ResponderExcluir