domingo, 15 de junho de 2014

O Twitter como uma cultura virtual

Por: Arthur Loureiro, Jennifer Nunes e Maria Victória


A cultura virtual dos dias de hoje, exige uma maior interatividade e tudo parece estar presente no mesmo meio. Na rede social Twitter é possível encontrar pessoas para apenas conversar, notícias, obstáculos audiovisuais em um só lugar. É possível trocar códigos com outras pessoas de maneira rápida e direta, quando necessário. O usuário pode alterar a mensagem, apagá-la, mas é muito difícil que a mesma seja esquecida, pois alguém pode registrá-la e ficará no meio online para sempre. Existe uma enorme diversidade entre culturas, tudo está presente no meio. Cultura elitista e cultura popular. É criado um novo ambiente, tornando a virtualidade, nossa realidade.

A internet e o Twiter tem o mesmo padrão social/cultural que mantém todos os tipos de mensagens no mesmo sistema. Isso possibilita  a interação de diferentes formas de mensagens que acabam influenciando umas as outras através de uma troca de códigos. Do ponto de vista do usuário, essa reunião de mensagens no mesmo meio de comunicação diminui a distância entre as diversas formas de cultura dentro do mesmo ambiente virtual. Esse processo de comunicação acaba influenciando as cultura através dessa interatividade que ocorre na troca de mensagens trazendo consequências importantes para  os processos sociais.

Segundo Castells (1999, p. 397) "A inclusão da maioria das expressões culturais no sistema de comunicação integrado baseado na produção, distribuição e intercâmbio de sinais eletrônicos digitalizados tem conseqüências importantes para as formas e processos sociais."

O Twitter em si é uma ferramenta social que informa, entretém e serve para a divulgação de formas de expressão para pessoas de diferentes culturas através de imagens, vídeos ou mensagens de 140 caracteres. Podemos concluir que o que acontece no mundo real influencia e é influenciado pelo mundo virtual. Esse mundo virtual tem grande impacto na forma como as culturas se desenvolvem. A cultura acaba sofrendo influencia direta do mundo virtual ao ponto de tornar-se algo comum e pertencente a vida das pessoas.

Referências e bibliografia

CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999. v. 1.

FERGUSON, Philip. O que aconteceu com a sociedade de lazer? Disponível em: <http://www.ocomuneiro.com/nr15_02_philipferguson.html>. Acesso em: 14 de jun. de 2014. 

Um comentário:

  1. O que são "obstáculos audiovisuais"?, faltou utilizar o autor Canclini e desenvolvimento do texto. d

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