Por: Arthur Loureiro, Jennifer Nunes e Maria Victória
A cultura virtual dos dias de hoje, exige uma maior
interatividade e tudo parece estar presente no mesmo meio. Na rede social Twitter é
possível encontrar pessoas para apenas conversar, notícias, obstáculos
audiovisuais em um só lugar. É possível trocar códigos com outras pessoas de
maneira rápida e direta, quando necessário. O usuário pode alterar a mensagem,
apagá-la, mas é muito difícil que a mesma seja esquecida, pois alguém pode
registrá-la e ficará no meio online para sempre. Existe uma enorme diversidade
entre culturas, tudo está presente no meio. Cultura elitista e cultura popular.
É criado um novo ambiente, tornando a virtualidade, nossa realidade.
A internet e o Twiter tem o mesmo padrão social/cultural que
mantém todos os tipos de mensagens no mesmo sistema. Isso possibilita a interação de diferentes formas de mensagens
que acabam influenciando umas as outras através de uma troca de códigos. Do
ponto de vista do usuário, essa reunião de mensagens no mesmo meio de
comunicação diminui a distância entre as diversas formas de cultura dentro do
mesmo ambiente virtual. Esse processo de comunicação acaba influenciando as
cultura através dessa interatividade que ocorre na troca de mensagens trazendo
consequências importantes para os
processos sociais.
Segundo Castells (1999, p. 397) "A inclusão da maioria das expressões culturais no sistema de comunicação integrado baseado na produção, distribuição e intercâmbio de sinais eletrônicos digitalizados tem conseqüências importantes para as formas e processos sociais."
O Twitter em si é uma ferramenta social que informa, entretém
e serve para a divulgação de formas de expressão para pessoas de diferentes
culturas através de imagens, vídeos ou mensagens de 140 caracteres. Podemos
concluir que o que acontece no mundo real influencia e é influenciado pelo
mundo virtual. Esse mundo virtual tem grande impacto na forma como as culturas
se desenvolvem. A cultura acaba sofrendo influencia direta do mundo virtual ao
ponto de tornar-se algo comum e pertencente a vida das pessoas.
Referências e bibliografia
CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999. v.
1.
FERGUSON, Philip.
O que aconteceu com a sociedade de lazer? Disponível em: <http://www.ocomuneiro.com/nr15_02_philipferguson.html>.
Acesso em: 14 de jun. de 2014.
O que são "obstáculos audiovisuais"?, faltou utilizar o autor Canclini e desenvolvimento do texto. d
ResponderExcluir