segunda-feira, 7 de abril de 2014

Voz do Brasil ou a voz de Vargas?

POR: THAMIRES LOPES

Para alguns a Hora do Brasil e mais conhecida popularmente atualmente como a Voz do Brasil, foi criada na Era Vargas, por Armando Campos para dar popularidade a Getúlio Vargas, seu amigo. Já foi chamado de Programa Nacional, mas de 1938 até os anos 70 era chamada de A Hora do Brasil. Vai ao ar tradicionalmente das 7 às 8 da noite e traz informativos oficiais produzidos pelo Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo.

No dia 22 de Julho de 1935, foi feita sua primeira transmissão com o nome Programa Nacional e é o programa de rádio mais antigo do hemisfério sul. Seu objetivo inicial era divulgar os atos do governo Vargas, a obrigatoriedade de transmissão vem desde 1938 e na época o programa inteiro era dedicado ao poder Executivo.

A partir de 1939 a "Hora do Brasil" passou a ser feita pelo DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda). O programa destinava-se a cumprir três finalidades: informativa, cultural e cívica. Além de informar detalhadamente sobre os atos do presidente da República e as realizações do Estado, "Hora do Brasil" incluía uma programação cultural que pretendia incentivar o gosto pela "boa música" através da audição de autores considerados célebres. A música brasileira era privilegiada, já que 70% do acervo eram de compositores nacionais. 

Comentários sobre a arte popular, em suas mais variadas expressões regionais, e descrições dos pontos turísticos do país também eram incluídos na programação. Quanto à parte cívica, era composta de "recordações do passado", em que se exaltavam os feitos da nacionalidade. Nas peças de radioteatro, para as quais eram convidados os mais destacados dramaturgos da época, como Joraci Camargo, enfocavam-se dramas históricos como a retirada da Laguna, a abolição da escravidão e a proclamação da República.O rádio obteve um papel muito importante na época da Era Vargas(período compreendido entre 1930-1945). Inicialmente, o rádio era um meio de comunicação das elites e só depois, na década de 30 no governo do presidente Getúlio Vargas, com o objetivo de atingir toda a população, transforma-se em meio de comunicação de massa, voltado à diversão e entretenimento do povo brasileiro. 

Foi então que em meio a tanto sucesso, Vargas resolveu explorar o rádio e passou a utilizá-lo como um grande aliado político sendo um meio de divulgação de seu governo interna e externamente, forma de repressão e controle de informações feitas pelo Estado(através do DIP – Departamento de Imprensa e Propaganda) e criando mecanismos para difundir seus interesses para o Brasil durante o período que estava no poder. A partir desses princípios, instituiu as emissoras de rádio brasileiras a transmitirem obrigatoriamente o programa “Hora do Brasil” com o objetivo de tornar públicas as realizações do governo e esclarecer a opinião pública sobre os problemas circunstanciais.

OUÇA A VINHETA ORIGINAL DA VOZ DO BRASIL:
VOZ DO BRASIL


Um comentário: